Ansiedade é um sentimento, assim como a tristeza e a alegria, caracterizada por sensação de nervosismo, preocupação ou desconforto, sendo assim, todos nós seres humanos, iremos vivencial tal sensação. Mas então, o que tonar a ansiedade patológica?
A resposta é simples, o excesso desse sentimento passa a ser um transtorno na vida do indivíduo, o que gera impacto na sua vivência.
Segundo dados atuais (2023), o Brasil ocupa o 1º lugar na lista de países onde a população é mais ansiosa, ocupa ainda, o 5º lugar entre os mais depressivos. Isso é reforçado pela Organização Pan-Americana de Saúde que constatou que 10% dos brasileiros são ansiosos, com uma tendência a ascensão pare esses números.
Quais são os sintomas mais comuns?
- Alteração no padrão do sono (sono demais, insônia, sensação de acordar cansado)
- Alterações alimentares (aumento ou diminuição do apetite e busca constante por por certos alimentos como açúcar, gordura e bebidas como forma de compensar emoções)
- Sintomas físicos que ocorrem abruptamente ou que oscilam ao logo do tempo, sem causas orgânicas diagnosticadas por um médico ( falta de ar, palpitação, dores pelo corpo, cansaço etc)
Importante dizer que existem diferentes tipos de Transtornos Ansioso, citarei alguns:
- Transtorno de Ansiedade Generalizada;
- Transtorno do Pânico;
- Fobias (social e específicas).
Existem quadros, que se assemelham aos Transtorno Ansiosos, mas não são, entre eles estão:
- Transtorno de Adaptação/Ajustamento;
- Transtorno de Estresse Pós Trauma;
- Transtorno Obsessivo Compulsivos.
Caso tenha se identificado ou identificou alguém próximo com esses sintomas, procure ajuda de um especialista. Tratamento médico adequado possibilitará uma melhoria substancial da qualidade de vida.
Lembre-se não faça automedicação!